Jean Luc Godard, Michel Piccoli

 

Nagisa Oshima

Cannes, 60 anos:

Memória fotográfica - 3

Nada mais natural numa festa de imagem em movimento: Cannes estimula a vontade de guardar na memória uma imagem cinematográfica, a vontade de fotografar o cinema.

Mais do que nunca o espectador se transforma num caçador de imagens - e não apenas com os olhos no instante da projeção: fotografa tanto quanto possível.

O hábito antigo é revigorado hoje pelas digitais portáteis e pelos telefones celulares com câmeras incorporadas (nas sessões abertas ao público da cidade, antes da recente proibição de entrar nas salas de projeção com câmeras fotográficas, muita gente fotografava o letreiro de apresentação do festival assim como turista que procura levar para casa uma lembranca da viagem).

Bandos de jornalistas nas entrevistas coletivas bandos de espectadores na porta dos cinemas cercam diretores, atores e atrizes em busca de uma foto-memória como as reunidas nesta página e nas outras três desta série de flagrantes sobre os encontros entre jornalistas e diretores de cinema em Cannes.

 

 

 

 

 

No alto da página Jean Luc Godard com Michel Piccoli em 1983 na entrevista de Passion (“O que um diretor de cinema faz é observar, transformar, transmitir, aparar os excessos. Nenhuma lei precisa diz como fazer isso; é um mistério; por isso é que as pessoas ainda gostam de cinema”); Nagisa Oshima no debate de Max mon Amour, em 1986 (“É uma história de amor contemporânea: a mulher abandona o marido e se apaixona por um gorila”)

Nas outras imagens desta página o diretor do Museu de Cinema de Moscou, Naum Kleinman, na abertura da exposição de desenhos de Sergei Eisenstein no saguão de entrada da sala Claude Debussy em 2006; Júlio Bressane no almoço oferecido pela Quinzaine des Réalisateurs antes da exibição de Filme de amor em 2003; Martin Scorsese no debate de Taxi driver em 1976; Fatih Akin na entrevista de Auf der andere Seite (Do outro lado) em 2007; Alexander Sokurov em 2005, pouco antes de receber o Prêmio da Crítica Internacional por Otets i syn (Pai e filho) em 2003; Wong Kar Wai na apresentação da World Cinema Foundation em 2007; Fernando Solanas no debate de Sur em 1988; Carlos Diegues, Nelson Pereira dos Santos e Luís Carlos Barreto em 2004, no jantar após a sessão de gala de Diários de motocicleta de Walter Salles. Paulo Sérgio Almeida na entrada da projeção de Cidade baixa de Sérgio Machado em 2005; Gena Rowlands no debate do filme de episódios Paris je t’aime (Paris, eu te amo) em 2005.

 

> ver mais sobre os 60 anos de Cannes

Memória fotográfica 1

Memória fotográfica 2

Memória fotográfica 4

> retornar ao alto da página

> retornar À primeira vista

> retornar ao Index

Jean Luc Godard, Michel Piccoli

 

Nagisa Oshima

 

Naum Kleiman

 

Martin Scorsese

 

Alexander Sokurov

 

Fernando Solanas

 

Paulo Sérgio Almeida

Jean Luc Godard, Michel Piccoli

 

Nagisa Oshima

 

Julio Bressane

 

Fatih Akin

 

Wong Kar Wai

 

Carlos Diegues, Nelson Pereira dos Santos, Luiz Carlos Barreto

 

Gena Rowlands

escrevercinema - Voltar à Index