John Huston

 

Cannes 60 anos:

Memória fotográfica - 1

Antes da cerimônia do tapete vermelho na escadaria do palácio para as sessões de gala no auditório Lumière, antes da construção do novo palácio, o mais importante ritual do Festival International du Film eram as entrevistas coletivas depois das sessões especiais para a imprensa. As televisões, até o final da década de 1980, quase não cobriam o festival e as entrevistas eram vivos debates de diretores, produtores, roteiristas, fotógrafos e intérpretes com uma platéia formada especialmente de críticos de cinema e fotógrafos de jornais e revistas.

Duas imagens na memória:

John Huston, sorriso aberto no debate de Fat City (Cidade das ilusões), em 1972, comentando com o tradutor que a imagem do jornalista que perguntara em francês mostrava que ele estava mais zangado com o filme do que as palavras do texto traduzido da pergunta: “você traduziu mesmo tudo o que ele disse? As pessoas às vezes ficam mesmo muito zangadas com um filme”.

Miklos Jancso em 1979 contando como filmou os longos travellings em cenários naturais e bem abertos de seu Magyar Rapszodia (Rapsódia húngara): como se filmasse um ensaio de um bailado ao ar livre, ele mesmo na cena mas fora de quadro, por trás do fotógrafo, orientando o movimento da câmera e gritando com os intérpretes e figurantes para que entrassem ou saíssem do plano.

Outras fotografias nesta página (anotações feitas com minha câmera para guardar um pedaço destes encontros na memória) mostram Alexander Kluge depois de Der Starke Ferdinand (Ferdinando, o radical) em 1976; Werner Herzog (ao lado de José Lewgoy) respondendo a perguntas sobre Fitzcarraldo em 1982; Francesco Rosi discutindo Il caso Mattei em 1972; Jean-Luc Godard ao lado de jornalistas no debate de Sauve qui peut (la vie) em 1980; Rainer Werner Fassbinder no debate de Despair (1978); Francis Ford Coppola no debate de Apocalipse Now em 1979; Robert Altman na coletiva de 3 Women (3 mulheres) em 1977; e Lina Wertmuller no debate sobre Film d’amore e d’anarchia em 1973;e, abaixo, o cerco dos fotógrafos na coletiva de Michael Cimino sobre Heaven’s Gate (Portal do Paraíso) em 1980.

 

 

> ver mais sobre os 60 anos de Cannes:

Memória fotográfica 2

Memória fotográfica 3

Memória fotográfica 4

> retornar ao alto da página

> retornar À primeira vista

> retornar ao Index

John Huston

 

Miklos Jancso

 

Alexander Kluge

 

Francesco Rosi

 

Rainer Werner Fassbinder

 

Robert Altman

 

John Huston

 

Miklos Jancso

 

Werner Herzog

 

Jean Luc Godard

 

Francis Ford Coppola

 

Lina Wertmuller

 

escrevercinema - Voltar à Index