A câmera è mobile

qual

piuma al vento

 

A namorada sai do quarto, Locke abre a janela, acende um cigarro, deita-se, e um corte salta para o plano final de Profissão: repórter. A câmera avança na direção da janela, atravessa a grade, sai para a praça em frente ao hotel e volta para a janela, para ver o quarto de novo, agora do outro lado da grade.

 

 

 

 

 

 

 

A imagem dura cerca de dez minutos e exigiu onze dias de preparação. No quarto a câmera está firme num tripé sobre um carrinho. O quarto é no andar térreo do hotel (um hotel de verdade, numa cidade espanhola. Nenhum truque de estúdio, nenhuma parede falsa, nenhuma grade móvel). A janela com grades de ferro dá para a praça diante do hotel. A câmera se aproxima lentamente da janela, passa pela grade, e continua a filmar lá fora. No caminho até a janela, dois assistentes desmontam o tripé e o blimp (a proteção que envolvia a câmera para abafar o ruído do motor e permitir a filmagem em som direto). Os assistentes passam o aparelho entre as grades para as mãos do fotógrafo do lado de fora, encolhido por baixo da janela, e ele dá continuidade ao plano. O que o espectador vê é a imagem passar pelo meio da grade, sair do quarto para a rua e, num plano contínuo, passear pela praça e adiante retornar à janela no instante em que o dono do hotel e os policiais chegam ao quarto de Locke. Durante os onze dias de preparação desta imagem , o trabalho foi várias vezes interrompido. O vento prejudicava a estabilidade da câmera ao atravessar a janela. Antonioni insistiu até conseguir uma imagem satisfatória porque desde o roteiro perseguia um plano capaz de funcionar como uma síntese do personagem — na imagem mas fora da imagem, no mundo mas à margem do mundo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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e também

Altman: a continuidade
descontínua do jogador

 

 

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