Acidente, de Cao Guimarães e Pablo Lobato

 

Acidente, de Cao Guimarães e Pablo Lobato

O acidente do pintor

O que um documentário,
documenta de fato ?

Esta é, talvez, a primeira questão proposta por Acidente, de Cao Guimarães e Pablo Lobato (2006). A questão se propõe de modo indireto, não se enuncia em primeiro plano; aparece porque o filme enquanto documenta parece que não documenta, apenas se ocupa de pequenos nadas colhidos ao acaso em 20 diferentes cidades de Minas Gerais, cada uma delas, por sua vez, escolhidas ao acaso.

O desenho abstrato da luz na superfície da água é tema para um documentário ? A imagem refletida no espelho retrovisor de um caminhão, a bola vermelha esquecida no corredor, o rosto que se desenha pelos poucos traços de luz que cortam a sombra, são assuntos para um documentário ? O detalhe do garrafão, a neblina lá fora, as folhas no chão da rua, cabem num documentário ?

O documentário está no que se olha,
na descoberta das pessoas e paisagens vistas pelo realizador, ou está na descoberta, nestas paisagens e pessoas, do olhar do realizador ?

Talvez o documentário não seja a reprodução de uma ação|fato|história, mas a produção de um particular modo
de ver o mundo. E neste sentido este documentário aqui, Acidente, e também os dois outros de Cao Guimarães, A alma do osso (2004) e O andarilho (2007) convidam o espectador a participar da produção de um olhar em estreita relação com o bocado de pintura que faz parte do cinema. O filme aqui dialoga com a pintura. Pensar suas imagens como vizinhas daquelas produzidas no documentário El sol del membrillo de Víctor Erice e na ficção La belle noiseuse de Jacques Rivette permite chegar mais rapidamente a identificar a relação dinâmica entre o artista e seu modelo – as cidades de Minas. A partir do diálogo com a pintura, o cinema se dá conta de que não necessita de um assunto|história|tema para compor um documentário: o essencial é por meio do visível produzir um olhar capaz de revelar o que não se dá a ver.

 

> ver Objetivo subjetivo

> retornar a O artista e seu modelo

> retornar ao alto da página

>retornar ao Index


Acidente, de Cao Guimarães e Pablo Lobato

 

Acidente, de Cao Guimarães e Pablo Lobato

 

Acidente, de Cao Guimarães e Pablo Lobato

 

Acidente, de Cao Guimarães e Pablo Lobato

 

Acidente, de Cao Guimarães e Pablo Lobato

 

Acidente, de Cao Guimarães e Pablo Lobato

 

Acidente, de Cao Guimarães e Pablo Lobato

Acidente, de Cao Guimarães e Pablo Lobato

 

Acidente, de Cao Guimarães e Pablo Lobato

 

Acidente, de Cao Guimarães e Pablo Lobato

 

Acidente, de Cao Guimarães e Pablo Lobato

 

Acidente, de Cao Guimarães e Pablo Lobato

 

Acidente, de Cao Guimarães e Pablo Lobato

 

Acidente, de Cao Guimarães e Pablo Lobato

 

escrevercinema - Voltar à Index